terça-feira, março 06, 2007


E ainda me fazia confusão que num estado laico surgissem sempre padres em momentos para os quais era convidado.
A conversa de circunstância instalou-se. Em boa verdade já não suportava nada daquilo. Não queria saber dos projectos de um novo quartel de bombeiros nem do interesse da igreja em recuperar a basílica da terra. Mas com um sorriso na cara dizia que sim sem saber a quê. Era sempre boa política. Tirando a Isabel e a Fátima nada naquela sala valia qualquer tipo de atenção da minha parte.
O jantar começou a ser servido e pela primeira vez dei comigo a pensar no que se seguiria. O costume era abrirem o jogo logo às primeiras conversas. Ali não aconteceu isso. Fiquei na expectativa, sabia que viriam à carga. E não me agradou aquele “ adiar”.
Calhou sentar-me entre a minha cicerone e a minha anfitriã. Calhou não. Por um motivo qualquer a dona da casa tinha-me colocado a seu lado, numa mesa comprida e ampla.

5 comentários:

Anónimo disse...

Não querendo antecipar nada, longe de mim, alerto para a atitude da dona da casa. Até pode ser coincidência, ou simples forma de te agradar, mas, também pode ser estratégia. Quem me diz a mim que ela não está a querer "facilitar" um introito bigamo?
No coração do alentejo seria uma escandaleira de todo o tamanho e depois, não te podes esquecer que estão representadas a prontas a testemunhar as várias forças do poder, temporal e espiritual.
Espera... o bacalhau que serviam era o espiritual? Bem regado com um excelente pias ou do género.
Ai que acabo por ter um orgasmo gastronómico.

sagher disse...

bartolomeu só a sua escrita bonita e honesta para me fazer sorrir. obrigado e ja agora o vinho era de albernôa, coisa pouco conhecida, mas um nectar fantastico. o branco, que eu no tinto fico com azia.

Anónimo disse...

auto-congratulo-me por estar a começar a ver frutos do meu empenho.
Ri-te Sage, quistafinal é uma passage.
Morra Marta, morra farta!
hehehehehe

Anónimo disse...

primeiro desapontamento...vinho tinto fica com azia? isso não. Nem parece alentejano falando....mas não é significativo, o desvio, continua a magia do suspense, da história apanhada a meio.

Anónimo disse...

o seu trabalho é notavel bartolomeu. como ja lhe disse ao pé de si sou um pigmeu.
zuzi é verdade foram muitos excessos.