sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Reflexão sobre O ser, a ética e a moral a partir de um texto lido anónimo
















É recorrente ouvir a frase “gostos não se discutem”. Nada mais errado. Ter o gosto como algo imutável e subjectivo choca claramente com a realidade de todos os dias. É verdade que a cada indivíduo corresponde opinião e gosto próprios e usualmente diferente de outros. Mas também é verdade que quase todos nós mudamos de opinião em vários aspectos da vida, o que só vem provar que o “ser” muda ao longo da aprendizagem e contradiz de forma clara a frase do senso comum com que iniciei este texto.
Ao mesmo tempo muitos de nós pretendem ver na personalidade de cada um a presença do mundo natural, como se a personalidade fosse resultado aleatório da acção da natureza sobre o indivíduo. Significa isto que a aprendizagem seria uma coisa aberrante já que a natureza se encarregaria de tudo nos dar. Assim o que é natural seria inato e assim sendo a personalidade seria algo independente do “ser” mas criada pela natureza. Na realidade a génese dos conceitos pessoa e personalidade tem a mesma raiz, Persona,. Logo todo o ser humano á nascença seria apenas e só algo em potência e nunca uma pessoa. Já que no momento de nascer não é possível manifestar um sistema de gostos.
Ora se tomar-mos como certa a afirmação de que a personalidade se forma através de um conjunto de condições subjectivas e claramente mutáveis existe um principio inerente a toda a espécie, o princípio do prazer.
continua

Sem comentários: