quarta-feira, março 14, 2007


Eu tinha notado isso havia algum tempo e estava a ficar incomodado. Felizmente estavamos já nas sobremesas. E não me apetecia comer mais nada. Estava bem. Olhei para a Isabel. Pareceu-me incomodada. Eu também o estava, sentia que algo não estava certo. Não sabia o quê. Mas era a sensação que tinha. Os convivas, que mal tinham falado para mim começaram a levantar-se. Ao canto da sala uma caixa de charutos. Num ápice grande parte dos presentes ostentavam na mão um charuto imenso e nauseabundo que pretendiam fumar com prazer. Como é idiota a sociabilização. Tudo tem horas próprias. Esqueci-me deles e virei a atenção para as duas pessoas lindas que estavam comigo. Tínhamos saído de casa, passeávamos pelo jardim da casa. Bem cuidado e muito bonito.
- Manuel, posso chamar-lhe assim?
- Claro que sim - respondi.
- Diga-me que pensa do poder local?
Era uma questão difícil. Eu tinha visto o melhor e o pior. Gente honestíssima e gente cuprrupta. Gente com verticalidade e gente que tinha cedido em tudo. Foi com naturalidade que respondi:

3 comentários:

Bartolomeu disse...

Se eu fosse um boçal carroceiro, concentraria todo o meu comentário, na observação do segundo sentido das frases, começando imediatamente pela segunda:Felizmente já estávam sobre as mesas...aquilo transformou-se numa festa cigana, ou o meu amigo está a insinuar uma "grande farra"? adelante.Nas frases seguintes percebe-se um certo incomodo geral... alguem arrotou à mesa?Ou alguem foi visto de joelhos, por baixo da mesa? No oriente é sinal de apreço pela refeição servida, por cá, não é de bom tom ajoelhar por baixo da mesa....(para apanhar o guardanapo) adelante.No alentejo não sei como é, mas prós meus lados, quando se salta pró jardim acompanhado da mais bela convidada... hummm, das duas uma... hã? pronto, isso mesmo, ainda bem que me entendes. Agora aqui só entre nós os 2, num registo completamente sigiloso, quando a Isabel colocou a questão do Poder... local, para que duvidas não restassem, apontou para o "local?
Ainda bem que não sou um boçal carroceiro.
Diga Sr. Freud, está na hora da consulta? vou já, é só um segundinho sim?

Anónimo disse...

a beleza da sua prosa aliada a um humor impar fazem dos seus comentarios momentosunicos. obrigado.

Anónimo disse...

a beleza da sua prosa aliada a um humor impar fazem dos seus comentarios momentosunicos. obrigado.