quarta-feira, outubro 18, 2006

the end

the end

É vão o amor, o ódio ou o desdém;
Inútil o desejo e o sentimento…
Lançar um grande amor aos pés de alguém
O mesmo é que lançar flores ao vento!


Florbela espanca


Lindo poema desta poetisa maior do nosso mundo. Um poema que nos deve fazer reflectir sobre as manifestações de amor que damos aos outros. Porque de nada vale mostrar o nosso amor a quem deixou de ter ouvidos. A resposta está em nós, no meio de nós. Na nossa auto estima. Se alguém desdenha da nossa intensidade de amar, será que merecerá ser o centro do nosso pensar?
Difícil resposta esta, no entanto convirá que nos foquemos no que é lógico e racional. Se amámos ou amamos alguém isso não implica um sentimento do outro. Isso é apenas o nosso sentimento. Quanto mais nos convencemos de que os outros têm de responder da mesma forma, mais estamos a perder porque permitimos que a nossa vida dependa da vontade alheia, enfileiramos no mundo pelos outros. Assim a nossa infelicidade será atribuída aos outros quando no fundo é apenas resultado dos nossos pensamentos. Estarmos felizes ou infelizes é escolha nossa, apaixonarmo-nos ou não, são escolhas nossas. Aprendemos desde pequenos que os sentimentos não se controlam, também eu nos últimos tempos acabei por sucumbir a esses pensamentos. Mas será que isto é verdade?
Será claro que não controlamos os sentimentos? Eu acho que não é claro. Nada nos vem á sensibilidade que não tenha passado pela razão. ( se sentimos angustia é resultado de um pensamento, se sentimos êxtase é resultado de um estimulo cerebral) Ora a ser assim tudo o que sentimos é em primeiro lugar tratado na razão. Se nos apaixonamos ou se deixamos alguém é porque o desejamos, não porque tenha acontecido por acaso. E a resposta à nossa angústia está encontrada. Nós somos os donos do nosso pensar. Amámos fomos amados e acabou, então só nos resta um caminho, o de procurar-mos ser felizes, encontrar a felicidade dentro dos nossos pensamentos e deixar de ter pena de nós é sempre o primeiro passo. Quando olharmos o mundo com redobrada confiança talvez mostremos aos outros o quão bonitos somos e o que se perdeu. Mas acima de tudo sem medo, angustias ou temores. Amar sem nada pedir em troca é o primeiro passo para conquistar quem nos souber e quiser ouvir. Amar sem nada pedir em troca é assumir a liberdade de amar que nos merece. Lutar por algo é decisão nossa, tudo é decisão nossa. A liberdade, a vida e o amor são decisões nossas. Os outros não nos comandam. Quanto muito podem, ou não aprender a amar-nos. Mas a vida que temos é sempre decisão nossa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Excelente reflexão sobre o amor...a paixão...a desilusão...o desencanto...a dor...mas também de vida e de esperança...na vida...

Anónimo disse...

Obrigado por Blog intiresny