sábado, julho 16, 2005

que mundo

esta será uma reflexão demorada. demorada porque as coisas não são lineares. porque o mundo é algo mais que aquilo que nos permitem ver. as alterações climaticas, o preço do petróleo, as guerras, os diferentes terrorismos, o mundo ocidental, a voracidade do lucro, a procura crescente de drogas e de coisas afins, o ataque a tudo o que seja direitos dos trabalhadores são de forma complicada reversos da mesma medalha. o capitalismo é hoje rei e senhor de um mundo globalizado e no qual a palavra de ordem é:
comércio livre.
e aqui começa a 1º grande mistificação. isto é:
como é possivel assinar acordos de comercio livre com paises onde a protecção social é enexistente, onde os sindicatos estão dominados ou proibidos e onde a mao de obra é pouco mais que escrava?
é desta forma que assistimos ao deslocalizar das empresas para paraisos do lucro como a china a india e outros paises que tendo mao de obra qualificada oferecem baixos custos de produção e uma paz social forçada. afinal a união europeia, ou antes os capitalistas da mesma, estão-se é borrifando para as pesoas. tudo são numeros, e as pessoas que pra eles trabalham não passam de meras incidências estatiscas. a coberto de uma capa democratica, a grande burguesia europeia está de forma clara e intencional a tentar condenar os trabalhadores europeus a uma existencia próxima do incio dos anos 50. o tão almejado e atacado sistema de segurança social eu ropeu está condenada. a menos que algo mude( continuará, só não sei quando)

Sem comentários: